Uma abordagem para a caracterização do empreendedorismo social feminino
##plugins.themes.bootstrap3.article.main##
Objetivo. Identificar algumas características de um grupo de empreendedores sociais sediados na Cidade do México para ter um perfil deste setor empresarial. Metodologia. Foi realizado um estudo transversal com escopo descritivo e considerou variáveis como o papel de mãe, o papel de esposa, o papel de dona de casa, o papel de profissional, o papel de empresária, barreiras como
empresária, motivação e características associados ao empreendedorismo social, que serviu de base para a elaboração de um roteiro de entrevistas que foi aplicado a dez empreendedores voluntários diretores de empresas sociais. Foi realizada análise
qualitativa com apoio do software ATLAS.ti das categorias de cada variável. Resultados. Verificou-se que os empreendedores com responsabilidades familiares procuram o equilíbrio empresa-família, têm uma profissão, dedicam mais de 50 horas semanais
às suas empresas, demonstram orientação para o cliente, exercem uma liderança participativa e incentivam o trabalho em equipa, razão pela qual estão motivados para empreender e gerar valor social. Conclusões. As implicações deste estudo denotam a
necessidade de gerar estratégias para promover o empreendedorismo social e assim contribuir com a sociedade em geral.
Downloads
##plugins.themes.bootstrap3.article.details##
Acebedo, M. y Velasco, M. (2017). Emprendimiento social femenino: prolegómenos conceptuales y estudio de casos. Revista arbitrada del Centro de Investigación y Estudios Gerenciales, CIEG, 27, 102- 116.
Alguacil, M. (2012). Empresas sociales y políticas europeas: los servicios sociales de interés económico general. CIRIEC-España. Revista de economía pública, social y cooperativa, 75, 81-104.
Álvarez, C., Noquera, M. y Urbano, D. (2012). Condiciones del entorno y emprendimiento femenino un estudio cuantitativo en España. Economía Industrial, 383, 43-52.
Aranibar, E., Huachani, D. y Zuñiga, M. (2021). Emprendimiento femenino en el Perú: puntos fuertes y débiles para su sostenibilidad en el tiempo. Fides Et Ratio, 23(23), 199-223.
https://doi.org/10.55739/fer.v23i23.115 DOI: https://doi.org/10.55739/fer.v23i23.115
Barrera, B. y Aguirre, I. (2003). Liderazgos femeninos y políticas públicas a favor de las mujeres en gobiernos locales en México. En Barrera, B. y Massolo, A. (Comps.), El municipio. Un reto para la igualdad de oportunidades entre hombres y mujeres. Ciudad de México, México: GIMTRAP, PNUD.
Biernat, M. (1991). Gender stereotypes and the relationship between masculinity and femininity: A developmental analysis. Journal of Personality and Social Psychology, 61(3), 351-365. DOI: https://doi.org/10.1037//0022-3514.61.3.351
https://doi.org/10.1037/0022-3514.61.3.351 DOI: https://doi.org/10.1037/0022-3514.61.3.351
Bornstein, D. (2004). How to change the world: social entrepreneurship and the power of ideas. Oxford, United Kingdom: Oxford University Press.
Brush, C. (2011). Progress Report on the Goldman Sachs 10,000 Women Initiative Investing in the Power of Women. Massachusetts, USA: Babson College.
Burt, M. (2008). El nuevo campo del emprendedurismo social: teoría y práctica. Desarrollando nuevos emprendimientos. Santa Cruz de la Sierra, Bolivia: Centro de Formación de Santa Cruz de la Sierra.
Camarena, M. y Saavedra, M. (Coords.) (2017). Características y retos de las mujeres empresarias en la Ciudad de México. Ciudad de México, México: FCA Publishing.
Casique-Rodríguez, I. (2014). Empoderamiento de las jóvenes mexicanas y prevención de la violencia en el noviazgo. Papeles de Población, 20(82), 27-56. Castillo, A. et al. (2020). Emprendimiento rural, una aproximación desde el empoderamiento femenino. Revista Empresarial, 14(1), 39-51.
https://doi.org/10.23878/empr.v14i1.178 DOI: https://doi.org/10.23878/empr.v14i1.178
Chabrak, N. et al. (2020). 2019/2020 GEM UAE, Social Entrepreneurship Report. Ohio, USA: GEM.
Chávez, A. y Feijó, N. (2020). El emprendimiento femenino y su contribución al desarrollo socioeconómico de la ciudad de Portoviejo. Polo de Conocimiento, 5(3), 554-473.
Chinchilla, N., García, P. y Mercadé, A. (1999). Emprendiendo en femenino. Barcelona, España: Ediciones Gestión 2000.
Clancy, S. (2007). ¿Por qué no hay más mujeres en la cima de la escala corporativa: debido a estereotipos, a diferencias biológicas o a escogencias personales? Revista Latinoamericana de Administración, 38, 1-8.
Coronel, J.M., Moreno, E. y Padilla, M.T. (1999). La gestión y el liderazgo como procesos organizativos: contribuciones y retos planteados desde una óptica de género. Revista de Educación, 327, 157-168.
Curto, M. (2012). Los emprendedores sociales: innovación al servicio del cambio social. Cuadernos de la catedra "La Caixa" de Responsabilidad Social de la Empresa y Gobierno Corporativo, 13, 1-24.
Daros, W. (2014). La mujer posmoderna y el machismo. Franciscanum. Revista de las Ciencias del Espíritu, LVI(162), 117-118.
Dastourian, B. et al. (2017). Women entrepreneurship: effect of social capital, innovation and market knowledge. AD-minister, 30, 115-130.
https://doi.org/10.17230/ad-minister.30.6 DOI: https://doi.org/10.17230/ad-minister.30.6
Dees, J. and Anderson, B. (2006). Framing a theory of social entrepreneurship: building on two schools of practice and thought. En Mosher-Williams, R. (Ed.), Research on Social Entrepreneurship: Understanding and Contributing to an Emerging Field (pp. 39-66). Washington, USA: ARNOVA.
García-Gutiérrez, C. (2002). La empresa de participación: características que la definen.
Virtualidad y perspectivas en la sociedad de la información. CIRIEC-España. Revista de economía pública, social y cooperativa, 40, 99-122.
IMCO. (2021). La pandemia invisible. El trabajo no remunerado. Recuperado de https://imco. org.mx/la-pandemia-invisible-el-trabajo-noremunerado/.
INEGI. (2022). Estadísticas a propósito del Día internacional de la mujer. Recuperado de https:// www.inegi.org.mx/app/saladeprensa/noticia. html?id=8043#:~:text=De%20acuerdo%20 con%20los%20resultados,52.0%20%25%20 de%20la%20poblaci%C3%B3n%20total.
Jiao, H. (2011). A conceptual model for social entrepreneurship directed toward social impact on society. Social Enterprise Journal, 7(2), 130-149.
https://doi.org/10.1108/17508611111156600 DOI: https://doi.org/10.1108/17508611111156600
Kligsberg, B. (2014). Emprendedores sociales. Los que hacen la diferencia. Ciudad de México, México: Editorial Temas.
Light, P. (2006). Reshaping social entrepreneurship. Stanford Social Innovation Review, 4(3), 47-51.
López, A. (2013). Emprender: una perspectiva de género. La Coruña, España: Universidade da Coruña.
López de Toro, C. (2014). Características de emprendimiento social de los jóvenes en estudios previos a los universitarios. Madrid, España: Universidad Complutense de Madrid.
Lortie, J., Castrogiovanni, G. and Cox, K. (2017). Gender, social salience, and social performance: how women pursue and perform in social ventures. Entrepreneurship & Regional Development, 29(1- 2), 155-173.
https://doi.org/10.1080/08985626.2016.1255433 DOI: https://doi.org/10.1080/08985626.2016.1255433
Martin, R. and Osberg, S. (2007). Social entrepreneurship: The case for definition. Stanford Social Innovation Review, 5(2), 28-39.
Martín-Gutiérrez, A., Fernández-Salinero, C. y De La Riva-Picatoste, M. (2021). Factores determinantes del emprendimiento femenino en España: identificación y análisis de una realidad. Cuestiones Pedagógicas, 2(30), 57-76.
https://doi.org/10.12795/CP.2021.i30.v2.04 DOI: https://doi.org/10.12795/CP.2021.i30.v2.04
Montes de Oca, E. (2003). La mujer ideal según las revistas femeninas que circularon en México. 1930-1950. Convergencia. Revista de Ciencias Sociales, 10(32), 146-147.
Muñoz, L. (2007). Protagonismo de la mujer en la gestión de la responsabilidad social corporativa. Capital humano: revista para la integración y desarrollo de los recursos humanos, 20(209), 112- 119.
Neck, H., Brush, C. and Allen, E. (2009). The landscape of social entrepreneurship. Business Horizons, 52, 13-19.
https://doi.org/10.1016/j.bushor.2008.09.002 DOI: https://doi.org/10.1016/j.bushor.2008.09.002
Nga, J. and Shamuganathan, G. (2010). The influence of personality traits and demographic factors on social entrepreneurship start up intentions. Journal of Business Ethics, 95(2), 259-282.
https://doi.org/10.1007/s10551-009-0358-8 DOI: https://doi.org/10.1007/s10551-009-0358-8
Ormeño, B. (2014). Emprendimiento femenino: propuesta de un perfil en base al propio discurso de mujeres, desde una perspectiva cualitativa. Revista Gestión de las Personas y Tecnología, 7(19), 32-43.
Pareja, B., Bajo, A. y Fernández, J. (2015). Las escuelas del emprendimiento social: una triple propuesta teórica para enfocar su estudio. Icade: Revista de la Facultad de Derecho, 94, 67-87.
https://doi.org/10.14422/icade.i94.y2015.003 DOI: https://doi.org/10.14422/icade.i94.y2015.003
Querejazu, C.V. (2022). Emprendimiento femenino en Bolivia y autoconfianza. LAJED, 36, 43-78.
https://doi.org/10.35319/lajed.202136452 DOI: https://doi.org/10.35319/lajed.202136452
Rodríguez, M. (2008). Estado actual de las investigaciones sobre mujer casada, profesional y madre: del trabajo remunerado al trabajo doméstico. Un estudio sociológico de la familia. Revista Científica Guillermo de Ockham, 6(2), 13-25.
Saavedra, M.L. y Camarena, M.E. (2015). Diferencias en la competitividad de las empresas según el género del director. Neumann Business Review, 1(2), 70-86.
https://doi.org/10.22451/3002.nbr2015.vol1.1.8006 DOI: https://doi.org/10.22451/3002.nbr2015.vol1.1.8006
Saavedra, M.L., Camarena, M.E. y Vargas, M.E. (2020) Una aproximación a los conceptos de emprendedor y emprendimiento social. Revista Universidad & Empresa, 22(39), 1-27.
https://doi.org/10.12804/revistas.urosario.edu.co/empresa/a.7976 DOI: https://doi.org/10.12804/revistas.urosario.edu.co/empresa/a.7976
Sastre, M., Peris, M. and Danvila, I. (2014). What is different about the profile of the social entrepreneur? Nonprofit Management & Leadership, 25(4), 349-369.
https://doi.org/10.1002/nml.21138 DOI: https://doi.org/10.1002/nml.21138
Seelos, C. and Mair, J. (2005). Social entrepreneurship: creating new business models to serve the por. Business Horizons, 48(3), 241-246.
https://doi.org/10.1016/j.bushor.2004.11.006 DOI: https://doi.org/10.1016/j.bushor.2004.11.006
Sullivan, G., Weerawardena, J. and Carnegie, K. (2003). Social entrepreneurship: Towards conceptualization. International Journal of Nonprofit and Voluntary Sector Marketing, 8(1), 76-88.
https://doi.org/10.1002/nvsm.202 DOI: https://doi.org/10.1002/nvsm.202
Thompson, J., Alvy, G. and Lees, A. (2000). Social entrepreneurship - a new look at the people and the potential. Management Decision, 38(5), 328- 338.
https://doi.org/10.1108/00251740010340517 DOI: https://doi.org/10.1108/00251740010340517
Urbano, D., Ferri, E. and Noguera, M. (2014). Female social entrepreneurship and socio-cultural context: an international analysis. Revista de Estudios Empresariales. Segunda época, 2, 26-40.
Velázquez, K. (2017). El techo de cemento en la empresaria mexicana. Ciudad de México, México: Universidad Nacional Autónoma de México.
Vercher, N., Escribano, J. y Valero, D.E. (2020). Redes de apoyo al emprendimiento femenino en territorios rurales. OBETS. Revista de Ciencias Sociales, 15(1), 317-356.
https://doi.org/10.14198/OBETS2020.15.1.11 DOI: https://doi.org/10.14198/OBETS2020.15.1.11
Voltas, D. (2008). La mujer-madre, un valor que renace. Cuadernos de Bioética, XIX(3), 525-532.