Uma olhada na responsabilidade social corporativa, estudo de caso empresa Patagonia

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Cecilia García Muñoz Aparicio
Ximena Latapí Agudelo
Resumo

A responsabilidade social corporativa é de suma importância para organizações pequenas e grandes. Objetivo. Propor um sistema de gestão como modelo em qualquer organização, tomando em conta as três esferas do desenvolvimento sustentável: economia; médio-ambiente e social. Metodologia. A metodologia é de tipo descritivo com revisão de fontes secundárias. Resultados. A revisão mostrou uma análise do entorno e uma concordância das estratégias da empresa com relação à responsabilidade social, incentivando aos clientes e stakeholders a melhorar a qualidade de vida. Conclusões. Se conclui que há probabilidades de sucesso e benefícios para todos os envolvidos com a proposta; mas, se deve realizar de forma
guiada e assertiva com ética e transparência.

Palavras-chave

Downloads

Não há dados estatísticos.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Biografia do Autor ##ver##

Cecilia García Muñoz Aparicio , Universidad Juárez Autónoma de Tabasco

Doctora en Ciencias Económico-Administrativas. Universidad Juárez Autónoma de Tabasco.

Ximena Latapí Agudelo , Universidad para la Cooperación Internacional de México

Licenciada en Diseño Interior Arquitectónico. Universidad para la Cooperación Internacional de México, Cancún, México.

##references##

Álvarez, M.C. y Vargas, R.A. (2013). Beneficios que trae para las empresas la incorporación de la RSE en sus objetivos corporativos: caso colombiano. Contaduría Universidad de Antioquia, 58-59, 55-71.

Araus, M. (2015). Patagonia: la exitosa marca que te pide no comprar sus productos. El Definido. Recuperado de https://eldefinido. cl/actualidad/mundo/4511/Patagonia-laexitosa-marca-que-te-pide-no-comprar-susproductos/.

Asociación Ambiente Sur. (2019). Patagonia: una empresa sustentable y socialmente responsable. Recuperado de https://www. ambientesur.org.ar/single-post/2019/03/22/ patagonia-una-empresa-sustentable-ysocialmente-responsable.

Ayuso, M. (2019). Patagonia y su secreto para retener más que nadie a casi todos sus trabajadores. La Información. Recuperado de https://www.lainformacion.com/

management/los-secretos-de-una-marcade-ropa-para-retener-mas-que-nadie-a-sustrabajadores/6495859/.

Bernal, C. (2010). Metodología de la investigación. Bogotá, Colombia: Pearson Educación.

Carrol, A.B. and Shabana, K.M. (2010). The Business Case for Corporate Social Responsibility: A Review of Concepts, Research and Practice. International Journal of Management Reviews, 12(1), 85-105. https://doi.org/10.1111/j.1468-2370.2009.00275.x

Carrol, A.B. (2021). Corporate Social Responsibility: Perspectives on the CSR Construct's Development and Future. Business & Society, 60(6), 1258-1278.

https://doi.org/10.1177/00076503211001765

Castro, A. et al. (2013). Guía para la creación e implementación de programas de RSE en empresas de servicios en Colombia (tesis de posgrado). Especialización en Gerencia del Talento Humano, Universidad Sergio Arboleda, Bogotá, Colombia.

Correa, J.G. (2007). Evolución histórica de los conceptos de responsabilidad social empresarial y balance social. Semestre Económico, 10(20), 87-102.

Dahlsrud, A. (2008). How corporate social responsibility is defined: An analysis of 37 definitions. Corporate Social Responsibility and Environmental Management, 15(1), 1-13. https://doi.org/10.1002/csr.132

Fantín, J. (2016). Sustentabilidad y negocios: el caso Patagonia. Fronteras del Management. Recuperado de https://www. fronterasdelmanagement.com/casos-yempresas/sustentabilidad-y-negocios-elcaso-patagonia/.

García, A. (2007). Estructura organizativa de la empresa española ante el reto medioambiental. En XIX Congreso Anual y XV Congreso Hispano Francés de AEDEM, Madrid, España.

Gómez, I. (2018). Mejora continua como principio de gestión ISO 9001. Hedera Consultores. Recuperado de https://hederaconsultores. blogspot.com/2009/07/mejora-continuaprincipios-iso-9001.html.

Lee, W. (2011). The Company That Wants You to Buy Less. New Dream. Recuperado de https:// newdream.org/blog/2011-10-patagonia.

Lozano, R. and Barreiro-Gen, M. (2021). Corporate Sustainability and COVID-19: Analyzing the Impacts of the Outbreak. IEEE Engineering Management, 49(1), 72-80. https://doi.org/10.1109/EMR.2021.3049538

Maldonado, G. (2017). Nike y Patagonia ganan premio conjunto en el World Business Forum. Fashion United. Recuperado de https:// fashionunited.mx/noticias/retail/nike-ypatagonia-ganan-premio-conjunto-en-elworld-business-forum/2017011822091.

Manzano, J. (2017). Filosofías de la empresa Patagonia para crear un negocio responsable. Almanatura. Recuperado de https:// almanatura.com/2017/05/filosofias-empresapatagonia-crear-negocio-responsable/.

Matten, D. and Moon, J. (2008). "Implicit" and "Explicit" CSR: A Conceptual Framework for a Comparative Understanding of Corporate Social Responsibility. The Academy of Management Review, 33(2), 404-424. https://doi.org/10.5465/amr.2008.31193458

Mezo, J. (2016). Patagonia, cuando el cause marketing se alinea con los principios del negocio. IPMark. Recuperado de https:// ipmark.com/patagonia-cuando-el-causemarketing-se-alinea-con-los-principios-delnegocio/.

Ordoñez, L. (2019). Caso de éxito eCommerce: la historia de Patagonia (3). Oleoshop. Recuperado de https://www.oleoshop.com/ blog/historia-de-patagonia-3.

Reyes, J. (2018). Algunos retos pendientes de la RSE. El Economista. Recuperado de https://www.eleconomista.com.mx/ opinion/Algunos-retos-pendientes-de-laRSE-20180806-0126.html.

Roncancio, G. (2018). ¿Qué es la planeación estratégica y para qué sirve? Pensemos. Recuperado de https://gestion.pensemos. com/que-es-la-planeacion-estrategica-y-paraque-sirve.

Roncancio, G. (2018). ¿Qué son indicadores de gestión o desempeño (KPI) y para qué sirven? Pensemos. Recuperado de https://gestion. pensemos.com/que-son-indicadores-degestion-o-desempeno-kpi-y-para-que-sirven.

Salart, Ll. (2016). Patagonia, cuando el cause marketing se alinea con los principios del negocio. Valores & Marketing. Recuperado de https://www.valoresymarketing.com/ noticias/patagonia-cuando-el-causemarketing-se-alinea-con-los-principios-delnegocio/.

Schwartz, M.S. and Carroll, A.B. (2003). Corporate social responsibility: A three-domain approach. Business, Ethics and Strategy, I-II, 55-82.

https://doi.org/10.5840/beq200313435

Shabana, K.M., Buchholtz, A.K. and Carroll, A.B. (2017). The Institutionalization of Corporate Social Responsibility Reporting. Business & Society, 56(8), 1107-1135.

https://doi.org/10.1177/0007650316628177

Werther Jr., W.B. and Chandler, D. (2005). Strategic corporate social responsibility as global brand insurance. Business Horizons, 48(4), 317-324.

https://doi.org/10.1016/j.bushor.2004.11.009

##cited.by##