Gestão das lições aprendidas nos projetos educativos que incorporam as tecnologias da informação

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

María Nelcy González Ramírez ecnológico de Antioquia Institución Universitaria, Medellín, Colombia.
Darío Enrique Soto Duran Tecnológico de Antioquia Institución Universitaria, Medellín, Colombia.
Jovani Alberto Jiménez Builes Universidad Nacional de Colombia
Resumo

Objetivo. Descrever a conjuntura da gestão do conhecimento em projetos educativos que incorporam novas tecnologias. Metodologia. Se analisaram diferentes projetos educativos que utilizam as TIC, usando a metodologia LATI para aprofundar nos conhecimentos e experiências aprendidas como um subministro válido para a gestão do conhecimento. Resultados. Se propõe um modelo que descreve os processos de gestão e caracterização das lições aprendidas a partir de critérios que fomentam sua reutilização e que contribuem para a melhoria contínua dos processos educativos.
Conclusões. A gestão do conhecimento implica processos e ativos de conhecimento que se recomendam articular para fomentar a reutilização de boas práticas em diferentes contextos. Os projetos para o desenvolvimento de processos educativos que criam instâncias de novas tecnologias da informação requerem uma gestão eficaz do conhecimento, as lições aprendidas são o principal ativo para promover este propósito.

Palavras-chave

Downloads

Não há dados estatísticos.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Biografia do Autor ##ver##

María Nelcy González Ramírez , ecnológico de Antioquia Institución Universitaria, Medellín, Colombia.

Magíster en Ingeniería de sistemas. Tecnológico de Antioquia Institución Universitaria, Medellín, Colombia.

Darío Enrique Soto Duran, Tecnológico de Antioquia Institución Universitaria, Medellín, Colombia.

Doctor en Ingeniería de Sistemas e Informática. Tecnológico de Antioquia Institución Universitaria, Medellín, Colombia.

Jovani Alberto Jiménez Builes, Universidad Nacional de Colombia

Doctor en Ingeniería-Sistemas. Universidad Nacional de Colombia, Medellín, Colombia

##references##

Andrade, J. et al. (2013). An architectural model for software testing lesson learned systems. Information and Software Technology, 55(1), 18-34.

https://doi.org/10.1016/j.infsof.2012.03.003 DOI: https://doi.org/10.1016/j.infsof.2012.03.003

Barbón, O.G. y Fernández, J. (2020). Rol de la gestión educativa estratégica en la gestión del conocimiento, la ciencia, la tecnología y la innovación en la educación superior. Educación Médica, 19(1), 51-55. https://doi.org/10.1016/j.edumed.2016.12.001 DOI: https://doi.org/10.1016/j.edumed.2016.12.001

Boneu, J. (2007). Plataformas abiertas de e-learning para el soporte de contenidos educativos abiertos. International Journal of Educational Technology in Higher Education, 4(1), 36-46. Cabral, B. (2008). Elementos necesarios para una modalidad de educación a distancia en bibliotecología. Investigación Bibliotecológica, 22(46), 59-89.

Ethel, L. y Maris, S. (2016). Aprendizaje de ciencias naturales mediado con TIC: estudio de caso de una experiencia innovadora. En Virtual Educa, Mar del Plata, Argentina.

Fantini, A. (2010). Los estilos de aprendizaje en un ambiente mediado por TICs. Herramienta para un mejor rendimiento académico. En III Congreso de Tecnología en Educación yEducación en Tecnología, Universidad de Santander, Bucaramanga, Colombia.

Freire, M.E., Gómez, M. y García, N. (2016). Criterios para el diagnóstico de la práctica educativa a distancia en modalidad B-Learning. Revista Iberoamericana de Educación en Tecnología y Tecnología en Educación, 17, 67-74.

Kolb, D. (1984). Ciclo de aprendizaje experiencial. Bogotá, Colombia: AFS Programas Interculturales.

Moreira, M.A. (2001). ¿Qué aporta Internet al cambio pedagógico en la educación superior? Recuperado de https://eduteka.icesi.edu. co/gp/upload/Internet%20y%20el%20 cambio%20pedagogico.pdf.

Moreno, G.A., Ramírez, E.J. and Jiménez, J.A. (2017). Ubiquitous learning model based on platforms of multi-screen TV (uLMTV). DYNA, 84(203), 160-169.

https://doi.org/10.15446/dyna.v84n203.64160 DOI: https://doi.org/10.15446/dyna.v84n203.64160

Pineda, J.A. (2016). Diseño de proyectos educativos mediados por TIC: un marco de referencia. Opción, 32(10), 479-499.

REDTTU. (2018). Lineamientos del Ministerio de Educación para los programas ofrecidos en las modalidades virtual y combinada. Recuperado de https://www.redttu.edu. co/es/lineamientos-del-ministerio-deeducacion-para-los-programas-ofrecidos-enlas-modalidades-virtual-y-combinada/.

Reyes, A.X., Jiménez, J.A. y Soto, D.E. (2013). El t-learning y la creación de sus contenidos. 11th Latin American and Caribbean Conference for Engineering and Technology, Cancún, México.

Rodríguez, P. (2015). Método automatizado para la evaluación de la usabilidad en sistemas e-learning usando monitoreo de actividad cerebral (tesis de posgrado). Universidad Nacional de Colombia, Bogotá, Colombia.

Romero, L. y Gutiérrez, M.D. (2020). Objeto de aprendizaje basado en competencias: aplicación de una metodología para su desarrollo y uso en carreras STEM. En 16th Iberian Conference on Information Systems and Technologies (CISTI), Chaves, Portugal. https://doi.org/10.1109/ARGENCON49523.2020.9505399 DOI: https://doi.org/10.1109/ARGENCON49523.2020.9505399

Soto, D.E. (2018). Modelo de gestión de conocimiento aplicado a las pruebas de software (tesis de posgrado). Universidad Nacional de Colombia, Bogotá, Colombia

Soto, D.E., Reyes, A.X. y Jiménez, J.A. (2017). Aplicación de la gestión de conocimiento al proceso de pruebas de software. Ingenierías USBMed, 8(2), 6-13.

https://doi.org/10.21500/20275846.2836 DOI: https://doi.org/10.21500/20275846.2836

Vela, P., Ahumada de la Rosa, V. y Guerrero, J. (2015).Conceptos estructurantes de la educación a distancia. Revista de investigaciones UNAD, 14(1), 115-149

https://doi.org/10.22490/25391887.1349 DOI: https://doi.org/10.22490/25391887.1349

##cited.by##