O serviço como princípio que une e potencializa as organizações: uma revisão e proposta conceitual sobre a cultura de serviço

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Alfredo Gorrochotegui Martell
Maite Nazarre Cordero
Resumo

Neste artigo, faz-se uma reflexao e uma revisao sobre os diferentes autores que vem expondo seus conceitos sobre o servico. Busca-se resgatar a ideia de que todas as organizacoes oferecem um servico a sociedade. Alem disso, este artigo procura aproximar-se a natureza do servico, suas qualidades e suas caracteristicas; indagar o servico como experiencia humana, voltado ao cliente e dentro da empresa; diferenciar os conceitos de cliente, cliente interno, momentos da verdade, ciclos e mapas de servico para, em seguida, se aprofundar na possibilidade de configurar uma autentica cultura do servico. Em todo esse desenvolvimento, questiona-se tambem sobre a possibilidade que o servico tem como um principio nobre que une e potencializa as pessoas que trabalham em organizacoes que possuem uma cultura centralizada em seus clientes internos e externos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Biografia do Autor ##ver##

Alfredo Gorrochotegui Martell, Universidad de los Andes

Escuela de Administración de Servicios. Profesor Titular Extraordinario. Director del Magíster en Gestión Educacional de Calidad.

Rosario Montt Rodríguez, Universidad de los Andes

Escuela de Administración de Servicios. Profesor Investigador.

Maite Nazarre Cordero, Universidad de los Andes

Escuela de Administración de Servicios. Profesor Investigador.

##references##

Albrecht, K. (1992) Servicio al cliente interno. Barcelona: Paidós Empresa.

Aristóteles (1973) Ética Nicomaquea. México D. F.: Porrua, S.A.

Carlzon, J. (1991) El momento de la verdad. Madrid: Días de Santo.

Drucker, P. (1981) Gestión dinámica. Barcelona: Hispano Europea S.A.

Ehrhart, K. H., Witt L. A., Scheider, B. y Perry S. J. (2011) Service Employees Give as They Get: Internal Service as a Moderator of the Service Climate-Service Outcomes Link, , Journal of Applied Psychology 96(2), 423-431.

https://doi.org/10.1037/a0022071 DOI: https://doi.org/10.1037/a0022071

Frankl, V. (1984) La idea psicológica del hombre. Madrid: Rialp.

Ginebra, J. y Arana de la Garza, R. (1991) Dirección por servicio. México D. F.: Mc Graw-Hill.

Graterón, L. (1995) Curso de capacitación directiva. Trabajo no publicado, Luis Graterón y Asociados, Caracas.

Hellriegel, D. y Slocum, J. W. (2009) Comportamiento organizacional. México D.F.: CengageLearnig.

Heskett, J.; Jones, T.; Loveman, G.; Sasser, W.; and Schlesinger, L. (1994) Putting the Service-Profit Chain to Work. Harvard Business Review, 72(2), 164-174.

Horovitz, J. (1990) La calidad del servicio. Madrid: Mc Graw Hill.

Liao H., Toya K., Lepak D. y Hong Y. (2009) Do They See Eye to Eye? Management and Employee Perspectives of High-Perfomance Work Systems and Influence Processes on Servis Quiality, Journal of Applied Psychology 94(2), 371-391.

https://doi.org/10.1037/a0013504 DOI: https://doi.org/10.1037/a0013504

Juran, J.M. (1990) Juran y el liderazgo para la calidad. Madrid: Díaz de Santo S.A.

Lassey, W. y Marshall, S. (1988) Leadership and Social Change. San Diego: University Asociates, Inc.

Leal, A. y Valle, R. (1989) Los valores culturales y el diseño de las organizaciones andaluzas en el horizonte del año 2000, Revista de Economía y Empresa, 9(23), 21-36.

Lescano, L. (2012) Líderes de servicio. Madrid: Ediciones Internacionales Universitarias.

Llano, A. (1989) La nueva sensibilidad. Madrid: Espasa Calpe.

Lovelock, C.; Reynoso, J.; D Andrea, G.; Huete, L.; Wirtz, J. (2011) Administración de Servicios. Estrategias para la creación de valor en el nuevo paradigma de los negocios. México D.F.: Pearson.

Mattsson, J. (1994) Using Service Process Models to Improve Service Quality. En: Managing Service Quality, 4(1), 47-52.

https://doi.org/10.1108/09604529410796071 DOI: https://doi.org/10.1108/09604529410796071

Melé Carné, D. (1992) Empresa y economía al servicio del hombre. Mensajes de Juan Pablo II a los empresarios y directivos económicos. Pamplona: EUNSA.

Morras, R.; Polizzi, P. (2002) Gestión de la experiencia. El nuevo paradigma para crear valor. Trabajo no publicado, Universidad Adolfo Ibañez, Santiago.

Normann, R. (1989) La gestión en las empresas de servicio. Bilbao: Deusto.

Pérez López, J. (2014) Fundamentos de la dirección de empresas. Madrid: Rialp.

Pine, J.; Gilmore, J. (1998) Welcome to the Experience Economy. Harvard Business Review, Julio-Agosto, 97-105

Real Academia Española (2014, Vigésima Tercera Edición), Tomo I, Madrid: Espasa Libros y Grupo Editorial Planeta.

Robbins, S. P. y Judge, T. (2013) Comportamiento organizacional. México D. F.: Pearson.

Rosander, A. (1992) La búsqueda de la calidad en los servicios. Madrid: Díaz de Santos. S.A.

Senlle, A. (1993) Calidad total en los servicios y en la administración pública. Barcelona: Gestión 2000, S.A.

Scholtes, P. (1991) El manual del equipo. Madison: Joiner Associates Incorporated.

Schneider, B. y Bowen, D. (1993) Los recursos humanos en la calidad del servicio, Harvard Deusto Business Review, 57, 68-67.

Shaw, J. (1991) Gestión de servicios. Madrid: Díaz de Santos, S.A.

Temple, R. y Droege, R. (1994) Internal Customers Need Delighting Too. Managing Sevice Quality, 4(1), 14-17.

https://doi.org/10.1108/09604529410796107 DOI: https://doi.org/10.1108/09604529410796107

Thornely, N. y Lees, D. (1993) Leadership: The Art of Motivation. Londres: Century Business.

Zeithaml, V.; Parasuraman A. y Berry, L. (1993) Calidad total en la gestión de servicios. Madrid: Díaz de Santos. S.A.

Zeithaml, V.; Bitner,M.; y Gremler, D. (2009) Marketing de Servicios. México D.F.: Mc Graw Hill.

Zimmermann, C. y Enell, J. (1993) Empresas de servicio. En: Juran y Cols. Manual de control de calidad. Vol. II. Madrid: McGraw Hill.

Zomerdijk, L. y Voss, C. (2010) Service Design for Experience-Centric Services. Journal of Service Research, 13(1), 67-82.

https://doi.org/10.1177/1094670509351960 DOI: https://doi.org/10.1177/1094670509351960

##cited.by##